O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os rendimentos das pessoas físicas. O IRPF é utilizado para financiar as atividades governamentais e é obrigatório para aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Receita Federal do Brasil.
A declaração do Imposto de Renda é feita anualmente, geralmente entre os meses de março e maio, e é obrigatória para aqueles que se enquadram em determinadas condições. Alguns exemplos de situações que exigem a declaração são:
- Rendimentos tributáveis superiores ao valor estabelecido pela Receita Federal (o limite pode variar de um ano para outro);
- Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte com soma superior ao valor determinado pela Receita;
- Obtenção de ganho de capital na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência de imposto;
- Realização de operações em bolsas de valores, mercadorias, futuros e assemelhados;
- Posse ou propriedade de bens ou direitos de valor total superior a um determinado montante.
Os contribuintes devem reunir todos os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda, como informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas, comprovantes de pagamentos de escola, recibos de aluguel, entre outros. Esses documentos serão utilizados para preencher a declaração e calcular o valor devido ou a restituir.
Ao preencher a declaração, é necessário informar todos os rendimentos recebidos ao longo do ano, sejam eles provenientes de trabalho assalariado, autônomo, aluguéis, investimentos, entre outros. Também é preciso informar as despesas dedutíveis, como despesas médicas, educacionais, pensão alimentícia, entre outras.
Com base nas informações fornecidas, a Receita Federal calcula o valor do imposto devido ou a restituir. Caso o contribuinte tenha pago mais imposto durante o ano, ele terá direito a receber a restituição. Por outro lado, se tiver pago menos imposto do que o devido, será necessário efetuar o pagamento da diferença.
TABELA IMPOSTO DE RENDA 2023
